A REVOLUÇÃO DOS AUTOPROPELIDOS CHEGA A ILHÉUS

Com a chegada de uma empresa que disponibiliza patinetes elétricas para locação no município de Ilhéus, a região ganhou um novo olhar para os princípios da eletromobilidade e da micromobilidade, mesmo sem ainda perceber o que isso significa. As cores vibrantes dos pequenos veículos já se misturam à paisagem da orla e do centro histórico, representando mais do que uma novidade: Esse é o primeiro contato de muitos cidadãos com uma tendência global em direção a um futuro mais sustentável e tecnológico para a mobilidade urbana.
Mas, afinal, o que é eletromobilidade e micromobilidade? A eletromobilidade é um conceito amplo que se refere ao uso de veículos movidos a eletricidade. Isso inclui desde carros e ônibus elétricos até as próprias patinetes. O seu principal atrativo é o impacto ambiental reduzido: por não dependerem de combustíveis fósseis, esses veículos não emitem gases poluentes e são muito mais silenciosos, contribuindo para cidades mais limpas e agradáveis.
Já a micromobilidade foca em soluções de transporte para pequenas distâncias, geralmente os trajetos curtos, como por exemplo o percurso entre a orla sul e o centro da cidade de Ilhéus, ou um passeio rápido pelos bairros do Malhando, do Vilela, do Pontal ou da Sapetinga. Patinetes, bicicletas e skates elétricos são os protagonistas desse novo modal de transporte, oferecendo uma alternativa ágil, eficiente e custo reduzido.
Para a linda cidade de Ilhéus com toda a sua vocação turística, a introdução dos autopropelidos, através das patinetes elétricos oferece benefícios imediatos. Turistas e moradores ganham uma forma ágil, silenciosa e divertida de explorar pontos como a Avenida Soares Lopes, a Catedral de São Sebastião, e toda orla do sul ao norte, sem a necessidade de um carro, onde chegamos a ficar as vezes presos em engarrafamentos durante horas.
No entanto, a novidade também traz consigo a necessidade de planejamento, fiscalização e controle. A implementação bem-sucedida dos autopropelidos depende de uma infraestrutura adequada, é fundamental que o poder público regulamente o serviço, definindo limites de velocidade, locais apropriados para circulação e estacionamento. A criação de ciclovias e ciclofaixas, bem como a adaptação da infraestrutura urbana são passos essenciais para garantir a segurança tanto dos usuários quanto dos demais cidadãos.
A chegada dos patinetes em Ilhéus é, portanto, um marco. É a semente de uma discussão maior sobre o futuro do transporte na região. Se bem administrada, essa iniciativa pode ser o primeiro passo para projetos mais ambiciosos, como a eletrificação da frota de transporte público e a instalação de estações de recarga para carros elétricos, consolidando a cidade como um polo que une seu rico patrimônio histórico, suas belezas naturais à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
Gilson Pedro Nascimento de Jesus – Coordenador Técnico Regional do Detran-Ba, Policial Militar da Reserva, Bacharel em Administração, Bacharelando em Direito, Especialista em Mobilidade Urbana e Trânsito , Pós-graduando em Direito e em Administração Pública e Perito em Acidentes de Trânsito.








