Marcos Lessa ao centro de Boné amarelo, na reunião da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Conselho Estadual das Cidades da Bahia

O conselheiro Marcos Lessa participa da 2ª edição do Encontro e Plenária do Conselho Estadual das Cidades da Bahia (Concidades), realizada entre os dias 20 e 22 de maio, em Salvador. O evento reúne representantes do poder público, movimentos sociais e entidades civis para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e à melhoria da qualidade de vida da população baiana.

Durante a programação, estão sendo debatidos temas considerados estratégicos para o futuro das cidades baianas, entre eles o Plano de Gestão Territorial Urbana (PGTU), saneamento básico, resíduos sólidos, mobilidade urbana e habitação. O encontro reforça a importância do Concidades como espaço democrático de participação social e construção coletiva de políticas públicas no estado da Bahia.

Representando a entidade Fami e atuando como secretário do conselho, Marcos Lessa participou da reunião da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Conselho Estadual das Cidades da Bahia. A atividade contou com a presença de Pedro Jorge, representante da AGERBA.

O conselheiro aprovou a Política Estadual de Mobilidade naquele colegiado.

Na oportunidade, foram discutidos temas relacionados à concessão pública do transporte intermunicipal da Bahia, além da qualidade dos serviços prestados no sistema rodoviário estadual. O debate destacou a necessidade de fortalecimento do diálogo entre os órgãos reguladores e o controle social, buscando melhorias no atendimento à população.

Segundo Marcos Lessa, a participação popular e o acompanhamento das políticas públicas são fundamentais para garantir avanços no setor de mobilidade. “É de grande importância este diálogo entre a Agência e o controle social para garantirmos acessibilidade no transporte”, destacou.

O conselheiro também lembrou que o Concidades aprovou a Política Estadual de Mobilidade, documento que servirá como base para as audiências públicas promovidas pela AGERBA no processo de construção da futura licitação da concessão pública do transporte intermunicipal.

Outro ponto debatido durante a reunião foi a situação das rodoviárias baianas e a necessidade de melhorias na infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos à população usuária do transporte público estadual.

A plenária do Concidades reafirma o papel do conselho como um importante instrumento de participação social, contribuindo para o fortalecimento das políticas urbanas e para a construção de cidades mais inclusivas, acessíveis e sustentáveis na Bahia.