O projeto Conexão Cultural – Jornada ESG chega à Bahia com uma programação gratuita voltada à cultura e à conscientização ambiental. Entre terça e sexta-feira (26 a 29/05/2026), a cidade de Santa Luz recebe apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e palestras sobre sustentabilidade em uma arena itinerante instalada em espaço público.

A iniciativa passou anteriormente por Porteirinha, em Minas Gerais, e seguirá para Godofredo Viana, no Maranhão, onde encerra a circulação entre os dias 4 e 7 de junho. O projeto utiliza atividades culturais como ferramenta de educação ambiental e promoção do acesso à cultura em espaços públicos.

As apresentações ocorrem em uma estrutura montada sobre a carroceria de um caminhão adaptado, com capacidade para receber até 200 pessoas sentadas. O espaço conta com área reservada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de recursos de acessibilidade, como tradução simultânea em Libras e distribuição de materiais em braile.

Estrutura itinerante reúne teatro, oficinas e acessibilidade

O Conexão Cultural aposta em ações abertas ao público com foco em inclusão e sustentabilidade. A arena itinerante oferece cobertura para o público e assentos reservados para pessoas com deficiência intelectual, com apoio de equipes treinadas para atendimento conforme o nível de necessidade.

A proposta busca aproximar artistas e comunidades em praças e espaços públicos, promovendo atividades culturais gratuitas voltadas para crianças, jovens e famílias. O projeto também prevê a neutralização das emissões de carbono geradas durante os deslocamentos e a realização da programação.

A iniciativa foi aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura e é realizada pelo Ministério da Cultura, com produção da Magma Cultura e patrocínio da CMOC.

Espetáculos abordam consumo, lixo e sustentabilidade

A programação artística contará com apresentações da Cia Mamulengo Fuzuê e do Grupo Teatro em Construção. Os grupos serão responsáveis pelos espetáculos teatrais realizados durante os quatro dias de atividades em Santa Luz.

A Cia Mamulengo Fuzuê apresentará a história de Benedito, Abençoado e Bendizido, utilizando o teatro popular de bonecos para abordar temas relacionados ao consumo exagerado e à sustentabilidade. A proposta utiliza elementos do humor para dialogar com diferentes públicos.

Já o Grupo Teatro em Construção, de Minas Gerais, encena o espetáculo “Mambo”, inspirado na obra “Os Saltimbancos”. A peça acompanha quatro animais que decidem enfrentar problemas ligados ao excesso de lixo e à sujeira no ambiente em que vivem.

Projeto utiliza cultura como ferramenta de educação ambiental

Segundo Carla Lemos, gerente de Responsabilidade Social Corporativa do negócio Ouro da CMOC, o projeto busca criar espaços de encontro entre cultura, comunidade e conscientização ambiental.

De acordo com a representante da empresa, a proposta é promover reflexões sobre sustentabilidade de maneira acessível e inclusiva, aproximando crianças, jovens e famílias das atividades culturais oferecidas gratuitamente.

A programação também busca ampliar o acesso à cultura em municípios do interior, utilizando o teatro, as oficinas e as palestras como instrumentos de diálogo sobre temas ambientais e sociais.

CMOC amplia atuação no Brasil após aquisição de ativos

CMOC está entre as 20 maiores empresas de mineração do mundo e possui operações na Ásia, África, Europa e Américas. A companhia atua na produção de cobalto, cobre, molibdênio e tungstênio.

Presente no Brasil desde 2016, com operações em Goiás e São Paulo, a empresa assumiu, em janeiro de 2026, os ativos da Equinox Gold nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

Com a aquisição, a companhia passou a integrar o segmento de ouro no país, ampliando seu portfólio e sua presença em diferentes regiões brasileiras

Da Redação