Foto: Divulgação

Empenhada em melhorar a vida das pessoas por meio da química e do plástico, a Braskem investiu R$ 13,6 milhões em ações sociais na Bahia entre 2015 e 2020, beneficiando, em média, 41,5 mil pessoas por ano. Com o objetivo de apoiar o crescimento das comunidades vizinhas às suas plantas industriais, a companhia mantém o compromisso com responsabilidade social, sendo este um dos macro-objetivos lançados pela empresa recentemente em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030.

Os investimentos contribuíram com ações nas áreas de preservação ambiental, educação, cultura, empreendedorismo e mobilização social comunitária. “Acreditamos no nosso potencial de contribuir para a transformação das comunidades onde atuamos e da sociedade como um todo, por isso investimos no desenvolvimento sustentável, maximizando o impacto social positivo da nossa atuação”, afirma Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

As ações estão alinhadas aos pilares de Investimentos Sociais Privados da Braskem, que são focados no desenvolvimento local, consumo e pós consumo sustentável e inovação e empreendedorismo sustentável. Também houve um reforço nas iniciativas em 2020 com o intuito de apoiar as famílias no enfrentamento à pandemia. Para isso, foram doadas mais de 27 toneladas de alimentos para instituições sociais e catadores de recicláveis na Bahia.

As doações continuam esse ano com a distribuição de 12 mil cestas básicas e 8.880 kits de higiene e limpeza para cerca de 30 comunidades de Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Simões Filho e Ilha de Maré, em Salvador.

Educação – As ações de Responsabilidade Social da Braskem também focam na capacitação das comunidades por meio da educação. Um dos destaques na Bahia é o Seja! Saberes do EJA, parceria com o Sesi para promover Educação de Jovens e Adultos, oferecendo a conclusão do Ensino Médio à distância, além de Qualificação Profissional junto ao Senai. A ação, promovida nas cidades de Camaçari e Dias d’Ávila, também estimula a identificação e desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

Ainda na área de formação educacional, a Braskem apoiou o Capoeiragem Mirim, oportunizando às crianças e aos adolescentes um espaço de valorização positiva de suas origens culturais, por meio do aprendizado das habilidades e técnicas da Capoeira. Além disso, os estudantes de Salvador e Camaçari receberam acompanhamento pedagógico.

A Braskem estimula a educação ambiental por meio de ações como o Edukatu, rede de aprendizagem online para formação de professores sobre consumo consciente e sustentabilidade. A iniciativa é fruto da parceria entre a Braskem e o Instituto Akatu. Com o suporte da plataforma, os docentes conseguem realizar atividades com os alunos sobre reciclagem e consumo consciente de água. A ação é realizada em Camaçari e Candeias.

Outra ação é o projeto Rede de Maré, que realiza o monitoramento participativo da pesca na Ilha de Maré, além de promover a educação ambiental, de forma lúdica, de crianças e adolescentes.

Com foco em inclusão social e geração de renda, a Braskem também apoia o projeto Ser+, que estimula o desenvolvimento socioeconômico por meio do fortalecimento da cadeia de reciclagem na Bahia. Essa iniciativa contribui com a capacitação de quatro cooperativas que atuam em Salvador e Região Metropolitana, ajudando a ampliar a renda dos catadores de recicláveis.

Ascom/Braskem